O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou que pretende anunciar nesta segunda-feira (10/02) tarifas de 25% sobre o aço e o alumínio importados. Esses itens são exportados pelo Brasil para o mercado norte-americano.
Foto: Reprodução/Instagram
Consultado, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) informou que não fará comentários.
O republicano também mencionou que deve divulgar, entre terça e quarta-feira, tarifas equivalentes a nações que, segundo ele, “se aproveitam” dos EUA.
Durante uma conversa com jornalistas a bordo do avião presidencial, a caminho do Super Bowl, Trump afirmou que os Estados Unidos vão aplicar o mesmo nível de tributos cobrados por seus parceiros comerciais.
“Nem todos os países serão impactados, pois há aqueles com tarifas equivalentes às nossas; mas, no caso dos que se beneficiam dos EUA, teremos uma resposta proporcional”, afirmou.
Após ameaçar o Canadá e o México com tarifas de 25%, Trump concedeu a ambos uma prorrogação de 30 dias em 3 de fevereiro. Ele também anunciou uma taxa de 10% sobre importações chinesas.
As medidas retaliatórias da China contra produtos dos EUA entraram oficialmente em vigor neste domingo (9) (segunda-feira, 10, no horário de Pequim).
Fonte: Metrópoles