Para fazer valer seus direitos, um grupo de professores lançou uma petição pública que busca pressionar o Estado a cumprir a lei e garantir salários justos para todos.

sinte

Professores estaduais do Piauí estão em luta por seus direitos, reivindicando o cumprimento da lei do piso salarial nacional do magistério. Com o reajuste de 6,27% em 2025.

A Lei 11.738/08 determina que União, Estados e Municípios devem garantir o piso salarial, mas o Estado do Piauí se destaca como exceção, mesmo com a maioria dos municípios brasileiros já cumprindo a legislação federal. Nós professores exigimos que o reajuste dos nossos salários seja implementado a partir de janeiro, 2025, garantindo o piso nacional linear na carreira para todas as classes e os adicionais previstos em nosso plano de carreira.

A situação salarial dos professores é crítica e urgente. Pois seus salários estão super defasados, em virtude da ausência de reajustes em 2020, 2022, 2023 e 2024. ( São 04 anos sem o reajuste do piso salarial nacional.)

"É uma luta por respeito e dignidade", uma vez que "o trabalho dos professores é fundamental para o futuro do nosso estado e do nosso pais, e merecem ser valorizados como profissionais."

A mobilização demonstra a determinação dos educadores em lutar por uma educação de qualidade e por condições de trabalho dignas. Diz uma professora que não quis se identificar.