Entre as ações promovidas pela Assembleia Legislativa (Alepi), voltadas à aproximação da sociedade, o Parlamento do Futuro, realizado com os 30 jovens, foi a que mais conquistou abrangência em todo o Piauí.
Os jovens que estiveram na participando do projeto Parlamento do Futuro começaram a jornada nas escolas piauienses de Ensino Médio até serem eleitos e vivenciarem a experiência na Alepi. Para garantir esse alcance, a Escola do Legislativo Professor Wilson Brandão buscou a parceria da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI).
Cada instituição desempenhou um papel específico para o sucesso do projeto. O coordenador de projetos especiais da Escola do Legislativo, Francisco Farias, explica que a Alepi ofereceu suporte institucional e educativo sobre o funcionamento do processo legislativo e disponibilizou a estrutura física e o apoio logístico para a realização da Jornada Parlamentar, durante a qual os estudantes simularam o trabalho parlamentar. A Seduc foi responsável pela mobilização e integração do projeto à rede de ensino, incentivando a participação de estudantes, professores e técnicos de ensino das escolas participantes e o TRE-PI ofereceu apoio técnico e logístico para a realização das eleições simuladas nas escolas, inclusive com o uso das urnas eletrônicas.
Seduc destaca importância da ação para formação dos jovens
Coordenadora do projeto na Seduc, Márcia Oliveira, descreve porque contribuíram na ação: “A importância do Parlamento do Futuro foi justamente possibilitar a discussão e a reflexão a respeito da política. A política partidária e também a política enquanto participação cidadã. A gente percebe que existe toda uma negação a respeito da política, principalmente, a partidária e disso vem essa omissão do cidadão em querer participar. Então, o programa traz essa abertura para se discutir, refletir a respeito do papel do deputado, da importância das leis. Isso, num ambiente escolar, com certeza vai formar opiniões entre os jovens, que realmente é onde a semente deve ser plantada”.
A parceria permitiu que o Parlamento do Futuro chegasse aos 12 territórios de desenvolvimento do Piauí por meio de 20 Gerências Regionais de Educação (GRE). Márcia Oliveira afirma que a intenção é que as próximas edições sejam maiores: “O nosso grande desafio é justamente levar o projeto para todas as escolas. Na primeira edição nós participamos com apenas uma escola de cada GRE. Então, a gente precisa, realmente, participar com mais escolas”.
Francisco Farias resume a importância da parceria entre Alepi, Seduc e TRE-PI: “Transformou o Parlamento do Futuro numa experiência educativa completa, que foi além de uma simples simulação legislativa. Cada instituição desempenhou papel essencial: a Alepi aproximando os estudantes do Legislativo, a Seduc integrando o projeto à formação escolar e o TRE-PI oferecendo uma vivência prática do processo eleitoral. Essa colaboração fortaleceu a interação entre o Parlamento, a sociedade e o sistema educacional, promovendo a educação para a cidadania e formando jovens mais conscientes e engajados com a democracia e os valores de cidadania”.