Ferramenta vital para a gestão municipal, a contabilidade pública foi destaque em palestra apresentada na primeira edição da série dos Seminários Novos Gestores, promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) para as regiões Centro-Oeste e norte e para os Estados do Maranhão e Piauí.
Do estado do Piauí estavam vários gestores e ainda líderes de grupos políticos, a exemplo do ex-prefeito de Floriano-PI, Joel Rodrigues, que está presidente estadual do PP. No seminário, o Joel manteve contato com inúmeras lideranças, inclusive de outros partidos.
No encontro, além de alerta para Entes, os analistas técnicos da entidade (CNM) também apresentaram as preocupações da Confederação a respeito da implantação do Sistema Único e Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira e Controle (Siafic).
O analista técnico em contabilidade municipal Marcus Cunha ressaltou a necessidade de atenção dos recém-eleitos para alcançar uma boa gestão. "É preciso mapear tudo o que acontece na gestão municipal para dar eficiência. Além da análise financeira e estratégica, ter atenção aos recursos federais e à parte fiscal. Afinal, esta área pode salvar vocês de uma eventual rejeição de contas, eventuais multas. Não adianta ter bons programas se você não consegue prestar contas desses programas. O Ministério Público e o Tribunal de Contas estarão de olho na sua gestão, então tenha atenção”, comentou.
A Confederação manifestou a preocupação com o Siafic e destaca que a implantação da plataforma ainda gera dúvidas nos gestores e reforça que caberá aos tribunais de contas a responsabilidade pelo acompanhamento da implantação do Siafic nos entes federados brasileiros. A entidade municipalista enviou ofício à Secretaria do Tesouro Nacional (STN) solicitando o adiantamento da obrigatoriedade do Siafic.
Nessa terça, 05, com o intuito de manter uma boa relação com vários prefeitos eleitos e reeleitos, o senador Ciro Nogueira (foto com Joel), no intervalo do almoço, esteve com cerca de 100 gestores que estavam no evento. Houve diálogo com todos e, na ocasião, como uma das maiores lideranças dos Progressistas no Piauí, o Joel Rodrigues teve também uma boa conversa com esses líderes que estavam representando as suas cidades.
"Foi um momento para captar novas e importantes informações que estavam nos temas do Seminário, bem como ter um contato com esses líderes que, de alguma forma, fizeram a diferença no último processo", colocou Joel.
Da redação com informações do CNM