• roma.png
  • vamol.jpg

O deputado federal Dr. Francisco (PT/PI) está entre os homenageados com a Medalha de Mérito Oswaldo Cruz, na categoria ouro, que será entregue pelo presidente Lula nesta quarta-feira (11), em Brasília. Presidente da Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados, médico, ex-secretário estadual de saúde, o parlamentar será condecorado pelo trabalho e contribuição para a saúde pública. “É uma honra ser contemplado com esta Medalha, o que reforça nossa disposição em seguir trabalhando para fortalecer o SUS e colaborar para a saúde coletiva dos brasileiros”, disse o deputado. O evento será transmitido ao vivo pelo CanalGov no Youtube a partir das 16h30.

costa

Segundo o Ministério da Saúde, neste ano, a Medalha “reconhece a colaboração de personalidades, profissionais e entidades que muito contribuíram para a retomada e o aumento da cobertura vacinal e para a efetividade do Sistema Único de Saúde (SUS) em proteger a vida dos cidadãos brasileiros”.

A lista de 22 pessoas e 10 associações homenageados foi publicada no Diário Oficial da União do dia 04/09. Entre os agraciados estão a primeira-dama Janja da Silva; a ex-ginasta Daiane dos Santos e a apresentadora de TV e empresária Xuxa Meneghel (ambas embaixadoras do Movimento Nacional pela Vacinação do Ministério da Saúde), a empresária Luíza Trajano (Magalu), políticos e profissionais com atuação na área de saúde.

Também receberão a homenagem a Associação Brasileira de Enfermagem, Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde, Agência de Notícias das Favelas, Rotary Club, Sociedade Brasileira de Pediatria, dentre outras.

Saiba mais

O evento de entrega das Medalhas será realizado dia 11/09/24, às 16h30, no Salão Nobre do Palácio do Planalto, em Brasília, com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

A medalha foi criada em 1970, com o nome de Oswaldo Cruz, cientista, médico, bacteriologista, epidemiologista e sanitarista brasileiro, de contribuição reconhecida para a saúde pública com atuação na análise e controle de diversas epidemias, como cólera, peste bubônica, febre amarela e varíola e a criação de uma cultura de vacinação no Brasil.

DECRETOS_DE_3_DE_SETEMBRO_DE_2024.pdf

ASCOM