Com o encerramento do primeiro semestre legislativo de 2024 e início do recesso parlamentar, em junho passado, o plenário da Câmara Municipal de Floriano deu lugar a uma reforma completa, que vai remodelar todo o espaço destinado à apreciação das leis municipais. A obra foi iniciada pelos banheiros feminino e masculino do plenário, onde foram revisadas as instalações hidráulicas, trocado todo o piso, louças sanitárias e modernizados os lavatórios.
Já o plenário foi totalmente desmontado para dar lugar a uma estrutura mais moderna, que inclui a construção de uma cabine específica para o controle e direcionamento do som e implantação de um novo sistema de transmissão. De acordo com o projeto arquitetônico, a ideia é ganhar mais segurança, conforto e qualidade de áudio com a criação da cabine de som, ganhando mais espaço para os assentos.
A reforma contempla ainda a substituição de toda a instalação elétrica com implantação de nova iluminação com lâmpadas de led, interna e externamente, em tons diferentes para adesão a campanhas; implantação de tomadas próximas aos assentos dos vereadores, substituição total do forro, e do carpete em toda a estrutura do plenário, além da implantação de guarda corpo com esquadrias de inox e vidro. Todas as janelas e portas serão trocadas para melhor isolamento acústico e luminotécnico. O palco do plenário ganhará ripas de madeira na parede tornando as portas invisíveis.
De acordo com o presidente da Câmara Municipal, além da reforma, todo o mobiliário do plenário será trocado e seguirá o padrão dos gabinetes, que já foram modernizados com mobiliário planejado, para receber bem e proporcionar mais conforto ao verdadeiro dono do espaço que é o povo. Segundo a arquiteta mentora do projeto de reforma, Joana Teresa, “a ideia é deixar a Câmara Municipal mais tecnológica, moderna e confortável, dando nova vida a estrutura atual que é bem antiga”. A previsão de conclusão da obra é o mês de agosto.
Ascom