O ex-superintende do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Italo Carvalho (PT), retirou sua pré-candidatura a Prefeitura de Oeiras e deve apoiar a pré-candidatura do médico Dr. Hailton Filho (Solidariedade).
A disputa na primeira Capital do Piauí vinha sendo polarizada em torno dos nomes dos dois pré-candidatos. Italo Carvalho é filho do ex-deputado Assis Carvalho, e contava com o apoio do governador, Rafael Fonteles, mas as pesquisas realizadas em Oeiras estavam apontando uma vantagem numérica para Dr. Hailton.
"Foi a melhor saída a unificação. Lá nós temos a possibilidade, real, do governador eleger um aliado e o nome de Hailton é o nome mais aceito", disse o deputado estadual Franzé, presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (ALEPI).
Franzé acredita que o fato de Dr. Hailton morar em Oeiras fez sua pré-candidatura ganhar corpo na cidade.
"Em digo sempre que uma pré-candidatura só encorpa quando se mora na cidade. Ailton é uma pessoa presente no dia a dia de Oeiras. Isso faz com que a identidade dele com o eleitorado cresça. É por isso que ele está na frente nas pesquisas. Agora tendo o apoio do PT, do MDB e do Solidariedade a possibilidade de elegermos um nome nosso lá é real.
O médico disputou a última eleição municipal em Oeiras e foi derrotado por apenas 48 votos. O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) acredita que, agora, que o governador Rafael Fonteles deve apoiar Dr. Hailton.
"Eu fui o primeiro a ir até o governador e mostrar que precisamos abraçar Hailton. As pesquisas já apontavam para um apoio popular", frisou.
A dúvida agora é se a Italo Carvalho vai ocupar a vaga de pré-candidato a vice-prefeito na disputa ou se indicará um outro nome para a vaga.
Cidadeverde