• hospital-de-olhos.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

Na Câmara de Vereadores de Floriano, nessa terça-feira, houve uma sessão com o foco direcionado às pessoas com autismo. O evento solene contou com apresentações, presenças de pessoas com autismo e seus familiares e ainda muitas autoridades.

 autistas

O QUE É O AUTISMO?

O termo transtorno do espectro autista (TEA), anteriormente conhecido como autismo, abrange diversos transtornos do neurodesenvolvimento e apresenta como característica central prejuízos na comunicação social e padrões de comportamentos restritos e repetitivos. 

Em 1943, o psiquiatra norte-americano Leo Kanner, descreveu pela primeira vez o autismo ao analisar 11 crianças, apontando como característica fundamental do transtorno “a incapacidade de se relacionarem de uma forma normal com as pessoas e as situações do início da vida”. Logo após, em 1944, Hans Asperger, na Áustria, descreveu outros casos semelhantes em crianças.

A inclusão formal em manuais diagnósticos, no entanto, ocorreu apenas a partir do Diagnostic and Statistic Manual of Mental Disorders (DSM III), publicado pela American Psychiatric Association, em 1980. E 1994, no DSM-IV, foi criada a categoria Síndrome de Asperger, uma das formas mais leves de autismo.

Por fim, no DSM-V, em 2013, após diversos debates acerca das particularidades e semelhanças dos quadros de autismo, passa-se a adotar a nomenclatura de Transtornos do Espectro Autista para englobar as diversas manifestações possíveis em um único transtorno de amplo espectro.

A presidente da entidade que representa essa classe de pessoas é a Lívia Alencar. Ela é presidente da Associação das Mães e Amigas do Autista e, numa entrevista, falou sobre as homenagens na sessão solene alusiva ao Dia Mundial de Conscientização do altíssimo.

 

Da redação