A Câmara Municipal de Picos reabriu os trabalhos legislativos do quarto período da Decima Nona Legislatura, nesta-quinta-feira (08). Na abertura da sessão, o vereador Eriberto Barros, presidente do Legislativo Municipal, afirmou que a Câmara manterá o diálogo independente e harmonioso com o Executivo Municipal.
O presidente disse ainda que o período será mais um ano de muito trabalho, sempre em sintonia com o município e sua população, estando atento aos pleitos dos munícipes.
O presidente afirmou que apesar de ser um ano de eleição, a Casa Legislativa vai estar atenta aos assuntos importantes para a cidade. “É inegável que em sendo um ano de eleição não teremos a mesma produtividade, mas vamos nos esforçar para que não haja nenhum atraso nas discussões e aprovações de projetos”, destacou.
O prefeito municipal, Gil Marques de Medeiros (Progressistas), esteve presente na solenidade, acompanhado da primeira dama Diana Belo, secretários municipais e lideranças que compõem o seu grupo político.
O procurador geral do município, Antônio Junior, pronunciou a mensagem enviada pelo poder executivo ao parlamento. Antônio Junior apresentou o relatório das ações desenvolvidas no ano passado e as metas previstas para serem executadas este ano.
Segundo afirmou ele, o ano de 2023 foi bastante produtivo, apesar das dificuldades financeiras, muitas ações foram desenvolvidas. “O município apresentou melhorias em vários indicadores, sobretudo nas áreas de saúde, educação e social, que impacta direto a vida do povo”, ressaltou.
O líder da bancada de oposição ao governo municipal, o vereador Wellington Dantas (PT), alegou que a mensagem não apresentou avanços significativos para a cidade. “Eu confesso que esperava mais do que o que foi apresentado aqui. O que podemos observar é que nem o básico de gestão foi feito pela administração nos últimos anos”, comentou.
Já o líder governo, Evandro Paturi (MDB), enalteceu a administração e declarou que a mensagem foi positiva. “O prefeito nos enviou apenas uma síntese do que foi realizado, mas a gente e a população sabe que foi realizado muito mais. O prefeito recebeu o município em difícil situação financeira e com um modelo de gestão austero, conseguiu equilibrar as finanças e ainda fazer investimentos. O vereador ainda enfatizou que além das áreas prioritárias como saúde, educação e infraestrutura, o gestor ainda elegeu a valorização dos servidores públicos como uma das prioridades”, pontuou.
Sessão Extraordinária
Também na tarde de ontem (08), logo após a sessão solene, foi realizada uma sessão extraordinária para apreciação de dois projetos de lei apresentados pela gestão municipal que dispõem sobre a concessão de reajuste de 7,00% (sete por cento), aos vencimentos pagos aos servidores públicos efetivos, beneficiários do Plano de Cargos, Carreiras e Salários da Administração Direta e Indireta do Município de Picos. As matérias foram aprovadas por unanimidade.