• roma.png
  • vamol.jpg

Deputados da Comissão de Saúde visitam HU

O deputado estadual Fábio Novo realizou, na quarta-feira (17), uma visita técnica ao Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí – UFPI, em Teresina. Junto com os deputados estaduais Dr. Vinicius (PT), presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, e Gil Carlos (PT), e do vereador Venâncio Cardoso.  Fábio assistiu a uma apresentação com os números da gestão do HU, que se destacou em 2023 como o primeiro hospital de ensino do Brasil. A apresentação foi feita pelo diretor do HU, o médico Paulo Márcio.


Durante a visita, Fábio Novo elogiou a equipe do HU e anunciou a destinação de emenda parlamentar para melhoria do hospital. “No ano passado estive com o diretor Paulo Márcio e ele me colocou a necessidade de mais recursos para que o hospital funcionasse 100% com energia limpa. Estamos abrindo o sistema e já anunciando a liberação de uma emenda com essa finalidade, que será liberada via Fadex. Com isso, o hospital terá uma economia de até R$ 4 milhões na conta de energia e esse valor pode ser destinado à melhoria de outras áreas do HU”, afirmou.


O diretor Paulo Márcio mostrou aos parlamentares, juntamente com parte da equipe do hospital, números que comprovam o destaque da gestão e a eficiência nos serviços prestados pelo HU. “Em relação às cirurgias de alta complexidade tivemos um aumento de 70%, em relação a 2019. Aumentamos em 225% as cirurgias de marca-passo, atendendo a todo o Piauí. Nos procedimentos oncológicos, um dos grandes gargalos da saúde pública, tivemos aumento de 80%. Hoje o HU é o hospital com a menor taxa de cancelamentos de cirurgias no Brasil e é também o único do país totalmente sustentável”, destaca.


Hoje o hospital da Universidade Federal atende 523 alunos, em diversas áreas de saúde. “Em 2023 o hospital foi eleito pelos residentes como o melhor do Brasil. São avanços que nos orgulham e que é resultado de um grande trabalho em equipe”, completa Paulo Márcio.


Fábio Novo também parabenizou os investimentos em tecnologia e como a informatização pode otimizar o funcionamento dos hospitais e o atendimento aos pacientes. “Com o Saúde Digital, em Piripiri, conseguimos zerar a fila de cirurgias e queremos fazer o mesmo em Teresina. No HUT, nos comprometemos em destinar emenda para investir na modernização do sistema do hospital, que vai ajudar a melhorar o fluxo e atender melhor a população”, finaliza.