O Governo do Piauí deu autorização hoje (18) para iniciar as obras do Mirante do Mimbó, no município de Amarante (a 160 quilômetros de Teresina). O projeto de urbanização é uma reivindicação da vereadora Mylana Vilarinho e será construído com recursos articulados pelo mandato do deputado federal Dr. Francisco Costa (PT/PI).
O investimento superior a R$ 400 mil vai dar uma “contribuição importante para a comunidade tradicional quilombola potencializar o turismo, valorizar o artesanato, a capacidade produtiva e outras formas de manifestação cultural da comunidade”, disse o deputado.
O espaço, com localização estratégica que permite uma visão panorâmica do Mimbó, será urbanizado e terá pergolados, banheiros, quiosques, ambiente para contemplação. A ordem de Serviço foi assinada pelo secretário de Estado da Cultura, Carlos Anchieta. A obra deve ser concluída em 2024.
Com mais de 200 anos de existência, o Mimbó tem uma história de luta, resistência e conquistas pela vida, contra a escravização e a exclusão social. Localizada na zona rural de Amarante, é reconhecida como comunidade quilombola desde 2006 pela Fundação Cultural Palmares.
Ascom