• roma.png
  • vamol.jpg

Presidente Lula e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen

Presidente Lula e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciou a doação de R$ 100 milhões para o Fundo Amazônia após uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), nesta segunda-feira (12). Ela também disse que União Europeia vai investir 10 bilhões de euros na América Latina e no Caribe e que este é apenas o começo.

“A União Europeia vai investir 10 bilhões de euros na América Latina e no Caribe e este é só o começo. Isso vai ser complementado por investimento privado e pelas contribuições dos estados membros”, afirmou von der Leyen.

“Presidente Lula, eu ouvi seu discurso inspirador na COP 27 e acolho favoravelmente sua liderança com relação a questões climáticas e biodiversidade. Queremos contribuir com 20 milhões de euros para o Fundo Amazônia. Os estados membros também devem contribuir”, declarou.

A presidente da Comissão Europeia ainda pediu ajuda do Brasil para combater a guerra entre Rússia e Ucrânia e elogiou a postura do petista e do país como “player internacional”.

“Somos parceiros e devemos trabalhar juntos para enfrentar desafios globais que também incluem a guerra russa na Ucrânia, pois o impacto dessa guerra ela vai muito além das fronteiras da Ucrânia. Afeta a energia global, desde a segurança alimentar até questões energéticas. O Brasil também sentiu, com as dificuldades de obter fertilizantes e custos crescentes na inflação”, disse von der Leyen.

“Muito obrigada pela acolhida. O senhor [Lula] trouxe o Brasil onde lhe cabe como um player internacional importante e um líder no mundo democrático. Estou aqui para lhe dizer que a Europa também voltou ao Brasil e à América Latina. É chegada a hora de levar nossa parceria estratégica a outro nível”, afirmou.