• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

O governador Rafael Fonteles participou da reunião do Consórcio Nordeste, realizada nesta sexta-feira (2), em Natal, no Rio Grande do Norte. O evento marcou o encerramento do Encontro da Câmara Temática de Assistência Social, com representantes dos noves estados que discutiram e elaboraram documento com propostas de combate à fome e aprimoramento de políticas públicas de assistência social e firmaram pacto em prol da realização da busca ativa, do combate à fome e do fomento rural no Nordeste.

Segundo Rafael, o encontro resultou na elaboração de um documento que foi entregue ao ministro Wellington Dias. “É um documento importante com propostas para tirarmos o Brasil do Mapa da Fome, garantindo cidadania e oportunidade de trabalho para aqueles que mais precisam. Tenho certeza de que avançaremos nessas políticas que são fundamentais para melhorar a qualidade de vida da nossa gente”, afirmou, declarando que o documento vai aperfeiçoar o Sistema Único da Assistência Social (SUAS).

No encontro, os governadores assinaram o Pacto para Busca Ativa e o Pacto para o Plano Brasil Sem Fome e Consolidação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan). “Durante três dias, as equipes da Assistência Social dos nove estados da região estiveram reunidos para discutir e aprimorar as políticas de assistência social e inclusão”, disse.

De acordo com o governador, o primeiro passo é combater a fome, depois retirar as pessoas da extrema pobreza e garantir cidadania com oportunidade de trabalho para essas pessoas.

O encontro contou com a presença dos governadores, equipes de assistência social dos estados nordestinos, além do ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias. “Este encontro trouxe diversos resultados relevantes para aprimorar ainda mais o SUAS e os programas federais do MDS”, declarou Rafael Fonteles.

No encontro, os governadores e gestores assinaram o Pacto de Inclusão Socioeconômica entre o MDS e o Consórcio Nordeste com o objetivo de promover ações que busquem a inserção no mercado de trabalho e a capacitação para o empreendedorismo de pessoas inscritas no Cadastro Único.