Após adiar a viagem à China que faria neste final de semana, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve se dedicar às agendas internas no Palácio da Alvorada, residência oficial do chefe do Executivo, em Brasília.

lula60

O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, disse ao R7: "Agora é descanso, não se expor a uma agenda externa pesada. Amanhã [ele] retomará as agendas internas de governo, provavelmente no Alvorada".

Além disso, Lula deve acompanhar de perto a semana no Congresso Nacional, pois há previsão de uma força-tarefa para a votação de medidas provisórias do governo.

Há ainda uma disputa entre os presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e do Senado, Rodrigo Pacheco, quanto ao modo de análise das medidas provisórias.

O governo teme que, devido ao atrito, decisões importantes percam validade, como a reestruturação das pastas ministeriais e as novas regras para o Bolsa Família, o Minha Casa, Minha Vida e o Mais Médicos.

Ao todo, 12 MPs deste governo podem ser afetadas. Lula está em repouso no Palácio da Alvorada após ter sido diagnosticado com broncopneumonia bacteriana e viral por influenza A. A doença levou o governo brasileiro a cancelar a viagem à China, com a reiteração do desejo de marcar uma visita em uma data posterior.