O o ex-deputado estadual Francisco Costa e mais nove parlamentares eleitos pelo Piauí para a Câmara Federal foram empossados nesta quarta-feira, 1º de fevereiro. A cerimônia de condução dos deputados federais eleitos em 2 de outubro de 2022 teve início às 10 horas, no Plenário Ulysses Guimarães, em Brasília.
No início dos trabalhos, o presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), informou a renúncia da deputada reeleita Rejane Dias (PT-PI) – em janeiro. Ela foi eleita conselheira do Tribunal de Contas do Estado pela Assembleia Legislativa do Piauí e o deputado Merlong Solano (PT-PI), em seu terceiro mandato, ocupará a vaga.
A bancada piauiense passa a ser constituída por:
Átila (PP),
Castro Neto (PSD),
Dr. Francisco Costa (PT/foto),
Flavio Nogueira (PT),
Florentino Neto (PT),
Jadyel da Jupi (PV),
Júlio Arcoverde (PP),
Júlio César (PSD),
Marcos Aurélio Sampaio (PSD),
Merlong Solano (PT).
Durante a posse o presidente da Câmara leu o seguinte compromisso: “Prometo manter, defender e cumprir a Constituição, observar as leis, promover o bem geral do povo brasileiro e sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil“.
Após a leitura, os parlamentares em bloco foram chamados e, de pé, ratificaram o juramento dizendo: “Assim o prometo”. Ainda hoje, às 16h30, começa a sessão destinada à eleição do novo presidente e da Mesa Diretora para o biênio 2023/2024.
Na quinta-feira (2), às 15 horas, haverá uma sessão solene para inaugurar os trabalhos legislativos da nova legislatura.
Os blocos partidários determinam a composição da Mesa. Quanto maior o bloco, maior o número de cargos. Os cargos são distribuídos entre os partidos integrantes de cada bloco. Se preferirem, os partidos podem atuar sozinhos, sem integrar nenhum bloco.
Com informações do Meio Norte