A Polícia Civil do Piauí investiga a morte de uma criança de oito anos, identificada como Alexandre Reis de Carvalho, caso que houve na tarde dessa segunda-feira (16), durante um procedimento odontológico no Posto de Saúde Zena Felipe no município de Itaueira, Sul do Piauí.
O posto é de responsabilidade da prefeitura da cidade. Houve uma tentativa, mas não conseguiu contato com a secretaria de Saúde do município.
A família registrou um Boletim de Ocorrência na Delegacia de Itaueira e, segundo a delegada Roberta Leitão, família e profissionais de saúde ainda não foram ouvidos.
"Não estamos tratando o caso como crime, iniciamos os procedimentos, começamos a colher informações e documentos que possam ajudar na investigação. Até o momento ninguém foi ouvido. Também precisamos apurar se a criança tinha algum problema de saúde que não fosse de conhecimento da família e possa ter causado o óbito da criança", disse a delegada.
Segundo informações dos familiares, o menino foi até o Posto de Saúde acompanhado da mãe e de um tio para fazer uma limpeza nos dentes.
Antes de começar o procedimento, a equipe que estava no consultório, formada por uma dentista, um médico e um técnico de enfermagem, aplicou uma anestesia na criança, que começou a passar mal.
"Ele tem autismo, mas não estava agitado na hora do procedimento. Mesmo assim, teve a anestesia aplicada. Ele teve a primeira parada cardíaca por volta de 11h da manhã e depois não acordou mais. Ao longo do dia ele teve mais três paradas. A última aconteceu às 16h, que foi quando foi confirmada a morte", afirmou Kaik Reis, primo da criança.
O corpo do menino foi submetido a exames periciais no Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano, em seguida liberado para o sepultamento, que aconteceu na manhã desta terça-feira (17), em Itaueira.
Foi tentato, mas não se conseguiu um contato com a secretaria de Saúde do município.
G1