Ainda nessa quinta-feira, 29, a Policia Civil de Floriano ouviu o quarteto do crime que foi preso na Operação Et Refranata.
Os criminosos estavam agindo em Floriano num envolvimento com drogas e ainda com furtos, roubos e invasão de residências e as investigações apontam que eles têm uma ligação com uma associação criminosa do Maranhão que é chamado de Bonde dos 40. Um dos presos, de acordo com dados policias, já responde por homicídio.
O João Pedro da Costa Veloso (Boquinha) é morador do bairro Pau Ferrado; o Arquimedes Ribeiro Leite (Gaspar) é morador do bairro Catumbi; o Francy Herbert Gomes Sousa (Homim) é do bairro Tiberão e esse é acusado de ter matado um homem, crime ocorrido no bairro onde ele mora e, tem ainda o José Avelino de Sousa que é conhecido por Zé Neto também morador do bairro Tiberão.
Outros mandados estão ainda para serem compridos, pois foram determinados pela Justiça, mas não foi possivel cumprir todos na Operação Et Refranata. Já na manhã de hoje a delegada Emily Kaynar, do 1º Distrito Policial, numa entrevista esteve falando do caso.
Bonde dos 40
O Bonde dos 40, mais conhecida como B40, é uma organização criminosa criada em São Luís-MA, aliada à facção carioca Amigos dos Amigos (ADA). Até 2017, o grupo era aliado à facção carioca Comando Vermelho (CV) contra o Primeiro Comando do Maranhão (PCM) que tinha como aliada a facção paulista Primeiro Comando da Capital (PCC). No entanto, as facções carioca (CV) e paulista (PCC) romperam com seus antigos aliados no Maranhão, obrigando estas fazerem alianças: o B40 se aliou com a facção paulista PCC e com a carioca ADA, enquanto o PCM e mais tarde COM se aliaram ao CV e mudou nome para ser a filial Comando Vermelho maranhense.
Em 2019, o B40 tem o domínio aproximado de 80% da Capital Maranhense, enquanto outros 20% são do rival do Comando Vermelho (CV)
A facção também é conhecida por aterrorizar o Estado com atividades criminosas (ataques, sequestros, tráfico de drogas e assaltos). Está entre as 5 principais facções criminosas no país de acordo com dados.
Da redação com informações do Wiquipédia