Poucos sabem, mas há a informação de que todos os presidiários com mais de 60 anos de idade que estavam encarcerados na Penitenciária Gonçalo de Castro Lima, de Vereda Grande, zona rural de Floriano-PI, e que foram liberados pela Justica continuam com os seus familiares.
Não importa qual crime os mesmos tenham cometido, eles foram liberados pelos juízes das Comarcas onde estão os seus processos. O motivo, a pandemia do novo coronavírus. Esses homens estão agora próximos aos seus parentes e amigos
O Piauí Notícias não conseguiu o número exato dos presidiários liberados por determinação da Justiça da Vereda Grande, mas o certo, é que eles alguns estão no semiaberto e outros estão usando tornozeleiras eletrônicas.
Os presidários da Vereda são de Floriano e região. A decisão foi tomada ainda no passado, tão logo começou a pandemia do novo coronavírus.
Em sua decisão, o ministro Marco Aurélio, ainda em 2020, externou que fossem colocados em liberdade condicional prediários maiores de 60 anos e em regime domiciliar portadores de doenças como HIV, tuberculose e diabéticos, além de grávidas e mulheres que estivessem amamentando e presos por crimes cometidos sem violência ou grave ameaça. Com a determinação, houve uma diminuição na população carcerária, à época.
No presídio de Floriano, ainda de acordo com um levantamendo de informações feito pelo Piauí Noticias, existem vários presos, agentes penitenciários e policiais militares que já foram contaminados e, a maioria já se recuperou.
Até o momento há a informação de um agente que tenha entrado em óbito. Na Vereda, há uma sela onde estão os presos com suspeitas de terem contraído o novo coronavírus estão.
Da redação
IMAGEM: Ilustrativa