Nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira, 30, a Polícia Civil do Piauí deflagrou a terceira fase da Operação Precatórios, que investiga golpes em série praticados por criminosos que se passam por desembargadores e entram em contato com as vítimas passando informações falsas sobre o recebimento de precatórios.
Na nova fase, estão sendo cumpridos 23 mandados de busca e apreensão e 12 mandados de prisão.
De acordo com o Delegado Matheus Zanatta, Gerente de Polícia Especializada, o foco dessa fase é prender o alto escalão da organização criminosa.
“Nessa fase o foco é o alto escalão da organização criminosa, bem como atacar o patrimônio desse grupo criminoso que lesou dezenas de vítimas em todo o País. Essas pessoas presas hoje são as que ficavam com maior percentagem do dinheiro arrecadado com os golpes”, explica o Delegado Matheus Zanatta.
Ainda de acordo com o delegado, foram apreendidos diversos veículos de luxo na manhã desta quarta-feira (30). "Também estamos atacando o patrimônio dessa organização criminosa com a apreensão de veículos", afirmou.
De acordo com o delegado, todos os mandados foram cumpridos no Estado do Ceará, por policiais lotados na Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática, Gerência de Polícia Especializada e Núcleo de Inteligência da SSP, com apoio da polícia civil cearense.
Para a continuidade dessa Operação Precatórios contribuíram com informações as Polícias Civis dos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina.
Outras fases
A primeira fase da operação Precatório foi realizada em março deste ano, e resultou no cumprimento de mandados de busca e apreensão no Ceará e no Distrito Federal.
Já a segunda fase foi deflagrada em junho quando foram cumpridos 11 mandados de prisão e oito mandados de busca e apreensão, também no estado do Ceará.
"Nessas três fases, temos aproximadamente 35 mandados de prisão cumpridos e vítimas em mais de 15 estados", contou o delegado Matheus Zanatta.
cv