Polícia Rodoviária Federal (PRF) encerrou, nesta segunda (20), a Operação Pátio Limpo, que teve como foco a identificação de fraudes veiculares. Foram identificados 411 veículos com registro de furto ou roubo em pátios conveniados nos estados do Maranhão e Piauí. Com este resultado, a instituição soma mais de 4.550 veículos recuperados este ano.
A operação, que ocorreu nas cidades de Teresina/PI, Parnaíba/PI, Floriano/PI, São Luis/MA e Imperatriz/MA, teve início dia 10 de julho e prevê uma segunda etapa, na qual os veículos serão restituídos aos seus verdadeiros proprietários.
Coordenada pelo Grupo de Enfrentamento às Fraudes Veiculares da PRF (GEFRAV), a “Pátio Limpo” mobilizou 78 policiais que atuaram nos dois estados. O resultado foi a recuperação de 411 veículos, entre motocicletas e carros de passeio, que possuíam caracteres de identificação adulterados.
A ação contou com o apoio das Polícias Civil dos estados do Maranhão e Piauí e do DETRAN/PI, que permitiu o acesso aos pátios das empresas terceirizadas responsáveis pela guarda dos veículos removidos por diversas instituições do Sistema Nacional de Trânsito.
As dezenas de veículos adulterados foram identificados, tendo sua identidade original revelada e sua origem ilícita exposta. Desta forma, foi possível evitar que estes veículos voltassem a circular ilegalmente, já que alguns deles iriam a leilão em breve.
Todos os veículos estão sendo encaminhados para Delegacia de Polícia Interestadual do Piauí – POLINTER, Delegacia Regional de Imperatriz/MA e para a Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos na cidade de São Luis/MA. Todos os verdadeiros proprietários deverão ser contactados pela Polícia Civil para a restituição dos bens, não há a necessidade de deslocamento de pessoas às Delegacias.
Capacitação – Antes de iniciada a fase operacional da “Pátio Limpo”, os policiais rodoviárias federais passaram por um nivelamento de conhecimentos, estratégia adotada pelo órgão que aposta na capacitação do seu efetivo para a obtenção dos resultados esperados. Os 78 PRFs envolvidos na ação serão agora multiplicadores da dinâmica e técnicas de identificação veicular que faz parte da rotina de fiscalizações da instituição em todo o país.
PRF