Foi deflagrada na manhã desta quinta-feira, 28, a Operação Luz na Infância, que investiga crimes de pornografia infantil, abusos e exploração sexual contra crianças e adolescentes praticados na internet. A Polícia Civil do Piauí, Distrito Federal e de mais 25 estados brasileiros cumprem 266 mandados de busca e apreensão em 133 cidades. A ação corresponde a quarta fase da operação.
De acordo com a Secretária de Segurança Pública do Piauí (SSP), os policiais estão cumprindo dos mandados desde as primeiras horas da manhã. Até o momento, não há dados sobre apreensões e prisões no Estado. A ação deve seguir ao longo do dia.
Segundo informações da SSP, os mandados de buscas e apreensões foram expedidos pela Justiça com foco no combate à pedofilia. Havendo a confirmação das denúncias, o detentor do material é autuado em flagrante por compartilhamento e armazenamento do conteúdo ilícito.
No Piauí, a ação foi desenvolvida pela Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente, Grupo de Repressão ao Crime Organizado e Diretoria de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública.
No Brasil, a operação é uma ação integrada entre Ministério da Justiça e Segurança Pública. Em todo o país, mais de 1.500 policiais participam das buscas. As penalidades para os crimes podem ser de um a oito anos de prisão.
portalodia