• hospital-de-olhos.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

operaçaoA Polícia Civil do Piauí deflagrou duas operações policiais, na manhã desta quarta-feira, 26, para combater diversos crimes praticados no Estado. A primeira ação, denominada ‘Operação Midas’, acontece em âmbito nacional, com a participação de todas as Polícias Civis do País e visa o cumprimento de mandados de prisão expedidos em desfavor de autores de roubo e latrocínio, ou seja, crimes patrimoniais praticados com violência ou grave ameaça e resultado morte, tentado e consumado, além do cumprimento de outros mandados de prisão pela prática crimes diversos no Piauí.

De acordo com o delegado Luci Keiko, várias pessoas já foram presas. “Essa operação foi iniciada hoje, tem um nível nacional, todos os estados estão empenhados nessa ação para cumprir mandados de crimes contra o patrimônio especialmente roubo, latrocínio, furto. Nós já conseguimos prender quatro pessoas por roubo, seis por estelionato e os dois que estão no 7º distrito policial são condenados por roubo, ambos foram condenados a uma pena de 5 anos e 4 meses, já são conhecidos da polícia e conseguimos êxito no cumprimento desses mandados. Essa operação vai até amanhã onde estamos empenhados em cumprir o máximo de mandados possíveis”, declarou.

A Operação Midas se inicia nesta quarta (26) e prossegue até às 18h de amanhã. No Piauí, participam da operação, Delegacias Especializadas, Distritos Policiais e Delegacias do Interior. O nome da operação faz referência metafórica ao conto do rei que tocava nas coisas e transformava em ouro, sendo a ganância seu principal mal, tal qual é o objetivo do autor de roubo e latrocínio, porém causando malefícios à vítima e à sociedade.

“Também estão sendo cumpridos mandados no interior do estado, o delegado Emir do GPI está coordenando essa operação no interior com algumas prisões realizadas e com isso tentar reduzir ainda mais os índices de criminalidade no nosso estado”, afirmou o delegado.

Foi deflagrada pela Polícia Civil do Piauí também nesta quarta-feira (26/09), a ‘Operação Rubro’, por meio do 12º DP, além da Diretoria de Inteligência da SPP-PI, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa Interestadual especializada em estelionato e outros crimes praticados contra vítimas de furto e roubo de celulares, utilizando técnicas complexas para capturas não autorizadas de logins e senhas de acesso a contas vinculadas a empresa de aparelhos celulares e outros dispositivos eletrônicos, além de crimes correlatos como receptação e tráfico de drogas.

Ao todo serão cumpridos nove mandados de prisões e 18 buscas e apreensões nas cidades de Ribeirão Preto – SP, Brasília – DF, Teresina – PI, Alegrete – PI, Fronteiras - PI e Padre Marcos - PI. O cumprimento dos mandados conta com apoio do GRECO/PC-PI, da DECCOTERC, Sefaz-PI, Guarda Municipal de Teresina, Delegacia de Polícia Civil de Ribeirão Preto-SP e Coordenação de Repressão a Crimes contra o consumidor, propriedade imaterial e fraudes (CORF-Brasília).

Cerca de 200 policiais civis estão envolvidos nos dois dias das Operações Midas e Rubro, e participando também de outras Operações no interior do Estado.

 

mn