Na tarde dessa quarta-feira, 31 de janeiro, duas pessoas foram presas graças a uma operação que visa coibir roubo de energia, com meios que provocam danos aos cofres da empresa distribuidora do produto. A operação contou com apoio dos homens do Grupo de Repressão ao Crime Organizado (GRECO), procedentes de Teresina.
Chamada de Caça-Gatos, a operação visa coibir o desvio de energia em residências e estabelecimentos comerciais. (Imagem ilustrativa).
Um dos artifícios usados pelas pessoas que buscam desviar energia é por meio um imã. O objeto retarda o medidor de circular normalmente e, como isso, há uma marcação de uma diminuição no consumo.
O prejuízo causado por esse tipo de ação, de acordo com membros da empresa de energia, é de milhões reais. Os profissionais já tiveram nas cidades de Bom Jesus, Elizeu Martins, Gilbués e, em Floriano.
Carlos Petrônio, chefe de Segurança da regional da Eletrobras, afirma que equipes estão tentando encontrar essas pessoas que estão desviando, pois existem equipamentos que detectam esse tipo de procedimento. As pessoas flagradas no crime não tiveram suas identidades reveladas.
Da redação