• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

A dona de casa Zélia Brasilina da Costa, 45 anos, natural de Pajeú, município de Flores, interior do Piauí, faleceu nessa noite de quarta-feira, 1º de fevereiro, no Hospital Regional Tibério Nunes em Floriano, após uma parada  cardíaca. A mãe de três filhos tinha passado por uma cirurgia de histerectomia - uma operação cirúrgica da área ginecológica que consiste na retirada do útero.


A histerectomia pode ser total, quando se retira o corpo e o colo do útero, ou subtotal, quando só o corpo é retirado. Às vezes esta cirurgia é acompanhada da retirada dos ovários e trompas (histerectomia total com anexectomia bilateral ou histerectomia radical. No Hospital Regional de Floriano, procedimentos na referida paciente foram realizados pelo médico identificado por Genival.


O esposo da paciente, o agricultor Antonio Riachão de Sousa, acredita que a morte da esposa não tenha sido em decorrência da cirurgia, mas reclama que o processo cirúrgico foi feito sem uma lavagem. - A lavagem gástrica é um procedimento terapêutico, ao longo do qual se introduz uma sonda no interior do estômago, para se irrigar e aspirar o seu conteúdo. Apesar de este procedimento ser utilizado como preparação para a cirurgia gástrica e para alguns exames auxiliares de diagnóstico, é utilizado essencialmente no tratamento de intoxicações por via digestiva. Deve-se referir que, perante uma intoxicação, o procedimento apenas é eficaz se for efetuado nas quatro horas seguintes à ingestão do tóxico, embora se encontre contra-indicado quando a substância responsável pela intoxicação é de natureza cáustica ou o paciente evidencie convulsões.


A própria paciente, a dona de casa e agricultora Zélia Brasilina, teria reclamado após ter tido alta da cirurgia que não tinha passado por uma lavagem, antes do processo cirúrgico.  


A paciente quando teve alta, foi para cada de familiares do marido no bairro Viazul, mas teve que ser internado às presas e chegou a ficar na UTI, onde foi atendida e passou um determinado período em observação, mas foi reritada em colocada num dos leitos do órgão em saúde. Ontem, ela pediu para ir ao banheiro onde se sentiu mal e morreu. O médico Abdias que estava na Unidade de Terapia Intensiva com ajuda de profissionais do Hospital ainda tentou no momento da parada cardíaca reanimar a paciente, mas foi em vão. O corpo de Zélia Brasilina foi levado para o município de Flores do Piauí na madrugada dessa quinta-feira, 2, onde está sendo velado por familiares que em seguida farão o sepultamento.

 

Da redação