O Júri Popular da Comarca de Itaueira-PI, presidido pelo Juiz Ronaldo Paiva Nunes Marreiro, se reuniu na quinta-feira, 3 de abril, para julgamento de Valdecy dos Anjos, que no dia 17 de julho de 1994, teria matado a pauladas o também morador da cidade itaueirense, José Dias de Sá (Zezinho). O crime teria ocorrido na localidade Caraíbas, zona rural do município.
Após o delito, Valdecy passou alguns dias ausente, mas em seguida foi preso por meio de um mandado de prisão expedido pelo Juiz da época, sendo que o mesmo passou cerca de 10 meses na Penitenciária Gonçalo de Castro Lima que fica na comunidade de Vereda Grande, zona rural em Floriano.
Em liberdade provisória, o Valdecy teve a defesa de vários advogados, no entanto, o caso terminou parando nas mãos do Bacharel em Direito, florianense Jorge Laurentino que trabalhou na sua defesa no Tribunal do Júri realizada semana passada, que o absolveu.
“Quando peguei o processo o meu Cliente estava preso, mas entrei com um pedido de liberdade provisória, ele foi solto e finalmente fomos para o Tribunal do Juri que julgou pela sua absolvição”, cita o advogado Jorge afirmando que usou a tese de legítima defesa.
“Eu usei a doutrina de um professor meu, que é de crime precipitado pela vítima, já que a vítima precipitou o crime e o meu cliente apenas se defendeu. Então, eu usei a tese de legítima defesa”, narra o advogado acrescentando que a tese que está trabalhando no seu doutorado, foi também usada durante o julgamento que foi iniciado por volta das 15:00h e terminou a meia noite.
Da redação
IMAGEM: piauinoticias.com