No início da manhã desta quinta-feira, 07, cinco pessoas foram presas durante uma apreensão de 35 animais silvestres realizada pela Polícia Rodoviária Federal no município de Buriti dos Lopes. A ação realizada deu continuidade às ações desenvolvidas na Semana Mundial do Meio Ambiente de 1º a 05 de junho.
De acordo com a PRF, denúncias apontavam os locais onde animais silvestres eram criados de forma irregular. Em uma das cinco residências fiscalizadas, foram encontradas nove aves silvestres, além de várias gaiolas vazias e armadilhas.
Segundo a Polícia Rodoviária, os animais estavam expostos em gaiolas nas paredes externas das residências ou em árvores em frente às residências dos proprietários.
Todos os responsáveis pelos animais foram presos e liberados após assinarem Termo Circunstanciado de Ocorrência, tendo eles se comprometido a comparecerem em juízo para prestarem esclarecimentos.
Já os animais foram encaminhados para o Ibama onde serão lavradas as multas e feito os devidos procedimentos administrativos relacionados ao Crime Ambiental.
A guarda de espécimes da fauna silvestre é crime previsto no Art. 29 na Lei de 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais), com pena de detenção por até um ano, além de multa.
Com informações do portalaz