A polícia de Timon prendeu nas primeiras horas desta quarta-feira, 12, um homem acusado de estupro que já vinha sendo investigado pela Delegacia da Mulher há cerca de 15 dias. De acordo com a titular da delegacia, a delegada Wládia Holanda de Lima, o acusado Josué Rodrigues dos Santos, de 44 anos, abusava da criança desde os oito anos de idades, hoje a menor de iniciais S.C.S tem 13 anos, e foi a responsável pela denúncia.
A menor morava com a avó, e o acusado era companheiro da mulher. Durante o depoimento, a adolescente declarou que o homem cometia os abusos constantemente, mas, ainda não havia denunciado porque tinha medo. "Ele ameaça de morte, dizia iria enforcá-la, fazia diversas chantagens, mas, no último sábado, que segundo ela, foi o dia do último abuso, ela ficou com muita raiva e não conseguia mais suportar aquela situação. Foi a partir daí que decidiu denunciar", relatou a delegada.
Logo que soube dos abusos a avó da menina imediatamente expulsou o companheiro de casa e foi até a delegacia da mulher fazer a denúncia. A polícia desde então passou a investigar o acusado e na manhã desta quarta-feira efetuou a prisão.
A delegada informou ainda que a jovem está muito abalada psicologicamente, e que sua vida mudou completamente durante o período em que estava sendo abusada. "Ela passou por muitas torturas psicológicas, quase que diariamente, inclusive perdeu o ano escolar em 2013, pois foi reprovada na escola", disse Wládia Holanda.
A partir de agora, a menor será encaminhada para tratamento junto à psicólogos e assistentes sociais, para tentar superar o trauma, já que são visíveis as sequelas emocionais decorrentes da ação.
O mandado de prisão preventiva foi expedido pelo juiz da 3º Vara criminal de Timon. O acusado responderá pelo crime de estupro de vulnerável, que é um crime hediondo, e a pena pode ultrapassar os 15 anos de reclusão.
DENUNCIAR É IMPORTANTE
A delegada Wládia Holanda, titular da delegacia da mulher de Timon, enfatizou a importância de ser feita a denúncia por parte de quem é abusada. Atualmente a maioria dos crimes dessa natureza não são denunciados, principalmente por chantagens e ameaças realizadas pelos agressores.
"É importante que quem passar por situações como essas, denunciem seus agressores, para que as demais pessoas possam criar coragem e denunciarem também. Só assim podemos combater de forma eficaz essa prática criminosa", ressaltou a delegada.
Com informações do 180graus