A operação São Antônio, deflagrada na manhã desta quinta-feira, 27, com as Polícias Federal e Civil teve o objetivo de desarticular uma quadrilha especializada em assaltos a agências bancárias, Correios e casas lotéricas. A quadrilha tinha como base Teresina e atuava nos estados do Piauí, Maranhão e Pernambuco.
Policiais da PF deram cumprimento a oito mandados de prisão e treze de busca e apreensão expedidos pelo juiz da 3ª Vara de Justiça Federal, secção Piauí e pela Justiça Federal- Vara Única de Caxias- MA. Hoje, três pessoas foram presas na capital.
A quadrilha presa teve participação nos roubos à agência da Caixa Econômica de Campo Maior, realizado no dia 20 de agosto de 2013; à agência do Bradesco, Casa Lotérica e Correios de Afonso Cunha-MA (29/08/2013); Correios de Amarante (23/10/2013); Correios de Demerval Lobão (07/11/2013); e às agências do Banco de Brasil e Bradesco de Amarante (03.11.2013). Em todas as agências a quadrilha fez uso de explosivos. Com os acusados foram apreendidas drogas, armas e munições.
Durante a coletiva de imprensa o delegado Reinaldo Camelo, da delegacia de repressão a crimes ao patrimônio, informou que foi descoberto durante as investigações que as ordens para os assaltos partiam de dentro da Casa de Custódia, na Zona Sul de Teresina.
“O objetivo desse núcleo que ordenava esses assaltos era arrecadar dinheiro para usar no pagamento dos advogados de defesa” disse o delegado.
Reinaldo informou ainda que entre os presos estão alguns familiares de João Alves, 69 anos, mais conhecido como "Velho Zeza", preso em maio de 2013 em uma residência na zona sul da capital, durante a operação “Pioneiros”.
Zeza seria um dos líderes do tráfico de drogas na capital. A operação foi deflagrada ano passado pela PF quando 28 pessoas foram presas. Sete presos já foram encaminhados à Casa de Custódia de Teresina onde ficarão à disposição da justiça.
Participaram da operação 64 policiais da superintendência regional, das delegacias da PF de Parnaíba e Caxias - MA.
acessepiaui