• hospital-de-olhos.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

aviaoAs causas do acidente aéreo que matou uma menina de 8 anos e deixou três pessoas feridas, em Araguaína, serão investigadas pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) e pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

 

 

Delano Martins Coelho, piloto da aeronave, pertencente a empresa Talla Táxi Aéreo, foi indiciado por homicídio culposo, quando não há intenção de matar, e lesão corporal. A fiança, de cinco salários mínimos, foi paga nessa quarta-feira, 19, e ele responderá ao processo em liberdade.

 

Delano, que está internado no Hospital Dom Orione (HDO), afirmou que não sabe o que provocou a tragédia. O avião caiu apenas 3 minutos após decolar do aeroporto da cidade. "Ele é um piloto muito experiente, tem mais de 6 mil horas de voo. Ao perceber o problema, ele ainda tentou pousar a aeronave em uma árvore, mas não conseguiu", explicou Thiago Alencar, advogado da empresa, que é de Balsas (MA).

 

A hipótese de pane seca, ou seja, falta de combustível, foi descartada pelo Corpo de Bombeiros. A quantidade de combustível encontrada no tanque do avião, segundo especialistas, era suficiente para fazer até duas horas de voo. De acordo com a Anac, a aeronave estava com a Inspeção Anual de Manutenção (IAM) e o Certificado de Aeronavegabilidade (CA) em dia.

 

Além do piloto, outras duas pessoas ficaram feridas no acidente. Pedro Felipe Feitosa Lima, de 4 anos, sofreu lesões leves e já recebeu alta. Já Beatriz Feitosa Lima, de 11, sofreu uma fratura no fêmur, passou por procedimento cirúrgico e continua internada no Hospital Regional Público de Araguaína (HRPA). As crianças são irmãos de Thauane Feitosa de Brito, de 8 anos, que morreu no acidente, e será enterrada nesta quinta-feira, 20, no cemitério do bairro de Fátima.

 

A empresa Talla Táxia Aéreo lamentou o que chamou de "fatalidade" e informou que está prestando a assistência necessária à família das vítimas.

 

O acidente aconteceu por volta das 16:30h desta quarta. O monomotor Cesnna 210, com prefixo PR-VPU, caiu sobre uma residência na rua 36, no setor Nova Araguaína. Thauane estava na casa, foi atingida pelos destroços e não resistiu aos ferimentos. Centenas de pessoas se aglomeraram no local para acompanhar o trabalho de resgate. Parentes das vítimas teriam agredido o piloto com um pedaço de madeira. A polícia evitou que as agressões continuassem.

 

 

Com informações da rede To