Terminou há pouco o julgamento de pai e filho acusados de envolvimento num homicídio que houve na zona rural de Floriano-PI. O Júri esteve reunido no Fórum Desembargador Coreia Lima, centro, e a sessão foi presidida pelo magistrado Noé Pacheco, juiz titular da 1ª Vara de Floriano.
Os réus José Renato dos Santos Oliveira e Raimundo Santos de Oliveira, pai e filho, respectivamente, são acusados de desferir golpes de faca em Armando Domingos de Ramos, que veio a óbito em seguida na ocasião e ainda contra o menor Francisco Leonardo de Sousa Ramos, que saiu gravemente ferido. O crime se deu na noite do dia 29 de agosto de 2007 na localidade Rio Branco.
Quanto ao crime de homicídio atribuído ao réu José Renato, o Tribunal Popular do Júri decidiu pela legítima defesa. Na leitura da sentença ao juiz Noé Pacheco disse, “ quanto a suposta participação do réu Raimundo Santos de Oliveira nesse mesmo crime, os Jurados reconheceram a materialidade, mas negaram a autoria, fato que deixou prejudicado os demais quesitos”, explica o magistrado externando que diante do exposto os dois réus foram absolvidos.
Ainda na leitura da sentença o Juiz disse mais, “No caso do José Renato os jurados entenderam que ele agiu em legítima defesa e quanto ao Raimundo Santos foi negado que o mesmo tivesse concorrido para o mesmo crime. No caso das lesões corporais contra o menor, o jurados entenderam que Raimundo foi culpado pelo crime e a pena varia de 1 a 5 anos de reclusão”.
E finalizou o magistrado, “assim, de acordo com o Conselho de Sentença foi decidido pela absolvição de ambos os réus pelo crime de homicídio e pela condenação do réu José Renato dos Santos Oliveira pelo crime de lesão corporal grave cometido contra Francisco Leonardo de Sousa Ramos”.
Da redação