No terceiro dia da Operação São Jorge, policiais da Companhia Independente do Promorar estouraram uma oficina de desmanche de motos localizada na Vila Irmã Dulce, zona sul de Teresina. A ação ocorreu na tarde desta quarta, 24. De acordo com o capitão Flávio Santos, comandante da companhia, um adolescente foi abordado com uma moto roubada. O menor J., de 15 anos, foi levado para a Delegacia do Menor Infrator.
"Fizemos a abordagem e um menor de idade estava dentro da oficina Boa Esperança. Verificamos que a moto era roubada. Ele se disse proprietário da oficina e que uma pessoa havia deixado a moto para consertar um pneu e nunca mais havia ido pegar. Mas verificamos que o motor estava quente e, por isso, suspeitamos que ela havia sido usada", explica o capitão.
Ainda de acordo com o comandante da companhia, a polícia verificou que a moto havia sido roubada na semana passada e está parcialmente depenada. "Suspeitamos que essa moto estivesse sendo usada na prática de crimes de roubo e furto e guardada na oficina com uma estratégia de dizerem que havia sido abandonada pelo proprietário", afirma o capitão.
As suspeitas da polícia foram confirmadas pelos populares que moram próximo ao local. "As pessoas nos informaram que realmente eles roubam motos e usam na prática de crimes", declara Flávio Santos.
O adolescente J. foi apreendido em uma segunda abordagem realizada pela polícia nas proximidades da oficina. Ao chegarem ao local, os policiais encontraram J. com marcas de espancamento. Segundo a polícia, ele havia apanhado dos comparsas por ter permitido que a polícia se aproximasse do local.
No total, seis pessoas já foram detidas, seis motos foram recuperadas, três armas de fogo apreendidas, um carro roubado recuperado, uma pequena quantidade de maconha e 30 pedras de crack também apreendidas durante a Operação São Jorge. Somente na manhã de hoje foram abordados 200 veículos, sendo que 20 foram notificados e 10 removidos.
A operação consiste em ocupar a região para pacificar e acabar com a onda de crimes que estão ocorrendo. Cerca de 40 vilas estão ocupadas.
cidadeverde