Agentes da Polícia Rodoviária Federal, regional Piauí, prenderam nessa segunda-feira, 11, dois motoristas que dirigiam automóveis em rodovias federais sob efeito de bebida alcoólica. As ocorrências se verificaram em Parnaíba e Teresina.
O primeiro caso ocorreu em Teresina, no km 2,0 da BR 316, às 06:30h. Em abordagem ao Renault Logan, placa deste mesmo município, foi solicitado ao motorista H.K.A.S, 33 anos, que fizesse o teste do bafômetro. Este condutor se envolvera em acidente sem vítima no local citado.
O resultado acusou índice de álcool no organismo equivalente a 0,45 mg/l – miligramas de álcool por litro de ar dos pulmões, dentro da margem correspondente ao considerado crime pelo Código de Trânsito Brasileiro. O motorista foi encaminhado à Central de Flagrantes em Teresina para responsabilização criminal.
Outro caso foi registrado no posto da PRF em Parnaíba, no km 33 da BR 343, às 09:23h. Os agentes da PRF pararam o automóvel Fiat Uno, placa de Parnaíba, para procedimento de fiscalização. Na ocasião foi realizado o teste do bafômetro que apontou haver no organismo do condutor um teor de álcool no organismo correspondente a 0,38 mg/l. O motorista L.C.C.B, 36 anos, foi conduzido preso à Central de Flagrantes em Parnaíba para as medidas legais.
A PRF alerta que diversos fatores podem contribuir para a maior ou menor capacidade do organismo em expelir por completo o álcool. Desta forma, há que se observar uma margem de segurança média de aproximadamente 24 horas para retomar a direção depois de haver feito ingestão de bebida alcoólica.
acessepiaui