A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 36 toneladas de óleo de soja que estava sendo transportada de forma irregular em um caminhão tanque. O flagrante ocorreu no domingo , 17, na rodovia BR 316 perto do município de Capanema, nordeste do Pará.
Segundo a PRF, o veículo onde o óleo foi encontrado havia sido utilizado anteriormente para transportar produtos perigosos. De acordo com os policiais, o condutor disse que o óleo sairia do Piauí com destino a uma empresa de alimentos em Santa Izabel, no Pará.
O material apreendido estava com a documentação em dia, porém o condutor violava a resolução da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que determina que os equipamentos utilizados para transportar produtos inflamáveis, tóxicos ou corrosivos não podem ser reaproveitados no transporte de mercadorias para consumo humano ou animal, mesmo se o veículo for descontaminado.
O condutor foi autuado em flagrante na lei de crimes ambientais e a carga foi colocada à disposição da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).
G1