Dados da Delegacia da Mulher, de Proteção a Criança e ao Adolescente e das Delegacias do Interior do Piauí registraram ano passado 112 estupros de mulheres no Piauí sendo que seis delas eram idosas com idade maior que 70 anos. “As principais vítimas dos estupros hoje são as crianças e os idosos, principalmente por pessoas que trabalham para cuidar deles”, denuncia a delegada da Mulher do Centro de Teresina, Vilma Alves.  

 

 

Segundo ela, no centro da capital do Piauí foram registrados 22 estupros contra mulheres, 83% a mais do que o total registrado em 2011, que foi de 12. Em 2001, na região do centro de Teresina foram registrados 12 estupros e sete tentativas de estupro e em 2012 foram registrados 22 estupros e sete tentativas de estupro.

 

 

O chefe de Investigação da Delegacia da Criança e do Adolescente, Joattan Gonçalves, declarou que os responsáveis pelos estupros de crianças e adolescentes são principalmente os tios, padrastos e vizinhos.

 

 

“A maioria dos estupros ocorre dentro do espaço doméstico. As mulheres são vítimas de estupros de seus ex- maridos, ex-companheiros e de ex-namorados. São estupros feitos com fortes ameaças contra a mulher, caso não ceda aos desejos dos agressores”, falou Joattan Gonçalves.

 

 

A delegada Vilma Alves disse que os agressores sexuais são pais, padrastos, irmãos e tios. “O estupro causa um trauma muito grande na mulher, deixa-a constrangida, sem querer manter relações sexuais com outras pessoas, destrói a autoconfiança, atinge sua sensibilidade, é uma agressão que atinge sua alma”, falou Vilma Alves.

 

Meio Norte