O lavrador José Val dos Santos, 42 anos, foi assassinado na manhã desta terça-feira, 12, na porta de um bar na localidade Lagoa Seca, a cerca de 24 Km da sede do município de Esperantina-PI pelo aposentado Gerson Sampaio Resende, de 69 anos. O crime aconteceu por volta das 11:30h no bairro Nossa Senhora das Dores, próximo à rodovia PI-114.
De acordo com informações de populares e testemunhas, José Val dos Santos que é conhecido como Zé do Chico Preto, estava no bar de propriedade de Maria Maranhão quando foi supreendido por 4 tiros a queima roupa, sendo que 3 atingiram seu corpo, vindo a falecer no local.
Populares ainda afirmam que o assassino, Gerson (foto à esquerda), teria uma “rixa” de muitos anos com o lavrador Zé do Chico Preto e o crimee teria por motivos fúteis.
O homicida Gerson tem uma larga ficha na polícia por tentativa de homicídio e outros crimes e de acordo com familiares da vítima, o mesmo só escapa de cumprir pena devido um documento que comprova que ele tem problemas mentais.
Informações também confirmam que o Gerson é um suposto comerciante de armas ilegais e que seriam vendidas na região de Esperantina e municípios vizinhos.
O assassino continua foragido da polícia. O lavrador Zé do Chico Preto será sepultado na madrugada desta quarta-feira, 13, no cemitério da localidade Encanto e deixa a esposa Salete e tres filhos.