A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi) realizou, nessa segunda-feira, 21, uma operação padrão nas pontes que dão acesso a Teresina, por meio do município de Timon. A ação teve como objetivo coibir o trânsito de animais, vegetais, seus produtos e subprodutos, sem a devida procedência sanitária, além de evitar que sejam transportados em veículos de pequeno porte.
A operação teve início às 8:00h e se estendeu até às 12:00h. Contou com 13 médicos veterinários, quatro técnicos em agropecuária e um engenheiro agrônomo, atuando nas pontes da capital, sendo elas a da Tabuleta, Amizade e Metálica. Durante a operação foram vistoriados 251 veículos, 115 Kg de carne bovina e 100 litros de leite in natura foram apreendidos e inutilizados, além da aplicação de multa aos infratores.
Segundo o diretor técnico da Adapi, Raimundo José Mendes, estas ações ratificam a qualidade do trabalho executado pelo órgão, que preza pela qualidade dos produtos consumidos no Estado com foco na saúde pública. Vale ressaltar que operações como esta tendem a dar a segurança necessária que o consumidor necessita.
Para os coordenadores da operação, a presença da Adapi em operações-padrão aumenta a efetividade da fiscalização, visto que os acessos de grandes veículos nas pontes da Tabuleta e Amizade já são fiscalizados diariamente em período ininterrupto. “Em alguns momentos temos que oferecer o apoio necessário na intensificação da fiscalização, assim teremos mais segurança em relação aos produtos de origem agropecuária que adentram nosso Estado”, relata Raimundo José.