A direção do Hospital de Urgências de Teresina (HUT) afastou um funcionário acusado de agredir, dentro do hospital, uma técnica de enfermagem, no último dia 15, durante o plantão. Nesta manhã, funcionários estão realizando um ato de repúdio contra a violência que está ocorrendo dentro do hospital.
A assessoria do HUT informou que a direção abriu um processo administrativo contra o enfermeiro concursado, Rui Cipriano de Araújo Júnior, ocupa cargo de chefia no hospital, como gerente do núcleo de epidemiologia hospitalar. A vítima foi Maira Frazão que registrou queixa na Central de Flagrantes, afirmou que ele chegou agredindo-a verbalmente e depois dando socos no rosto. A agressão ocorreu no dia 15 às 23:00h.
Higina Soares, funcionária do HUT que participa do ato, disse que a agressão revoltou a todos dentro do hospital. Além dela, há denúncias de que outras pessoas teriam sido agredidas devido o grande estresse e a demanda dentro das enfermarias.
O ato está sendo apoiado pela secretaria de mulheres do Sindicato dos Servidores Municipais de Teresina (Sindserm).
A diretora do HUT, Clara Leal, confirmou a abertura de procedimento administrativo contra o funcionário disse que ele foi afastado porque não há condições para que ele continuasse nos plantões.
Ela afirmou ainda que o ambiente no hospital é estressante e que o episódio não foi causado por questão pessoal , mas pelo estresse do trabalho.
“Ele próprio ficou fragilizado, reconheceu seu descontrole em excesso e está arrependido profundamente”, declarou.
A diretora fez questão de frisar que este foi um caso isolado e que em 2011 não houve nenhuma abertura de procedimento contra qualquer funcionário do hospital. Segundo ela, há denúncias de acompanhante agredindo funcionário.
Cidade Verde