O Ministério Público de Floriano-PI que tem como um dos representantes o Promotor de Justiça, Edimar Piauilino Batista, recebeu uma denúncia hoje, dentre as várias audiências realizadas no Fórum, que foi considerada absurda. Uma das pessoas ouvidas foi Diana Mendes, que em novembro de 2011 foi flagrada numa vistoria tentando entrar no presídio Gonçalo de Castro que fica na comunidade Vereda Grande, zona rural do município, com um aparelho de celular inserido na vagina e com uma certa quantidade de drogas. Diana após os procedimentos da Justiça foi presa e esteve na penitenciária feminina em Teresina, de onde foi liberada recentemente.
Segundo o promotor as informações colhidas nessa terça-feira, 17, são importantes porque foram descobertas coisas absurdas que estavam ocorrendo nas dependências do presídio.
“A começar pelo mau exemplo que a ex-diretora do presídio, como uma gestora de um estabelecimento prisional que cuida de mais de 200 presos que são considerados perigosos, pois lá é regime fechado, se envolver em um caso amoroso com um presidiário. Isso é grave, muito grave porque essa pessoa que era para dar exemplo e manter a ordem no local, infelizmente se envolveu com um preso e facilitou a penetração de drogas no presídio, telefones celulares e tantas outras coisas que serão apuradas e devem ser objetos de comunicação ao Secretário de Justiça, ao Secretário de Segurança Pública e vamos comunicar o fato também ao Ministro da Justiça, em Brasília”, disse o Promotor.
O representante do Ministério Público afirma que a mulher que estava presa em Teresina-PI teria revelado que além de levar drogas e celulares para a área interna, terminou por se envolver com dois presidiários e afirmou que ela mesma usava drogas nas dependências da carceragem.
“Por cerca de quatro anos essa pessoa estava infiltrando drogas e telefones celulares no presídio de Vereda Grande, inclusive, chegamos a um número de 40 aparelhos dentro da penitenciária, o que é absurdo para o sistema prisional que se diz ser de segurança máxima” desabafou o Promotor.
A ex-diretora do presídio de Floriano é Rosangela Oliveira (imagem) e deixou o sistema carcerário local no começo de abril de 2011, quando assumiu o órgão prisional o tenente PM, Alberone Pereira.
Veja a matéria de abril de 2011
Cai diretora da Vereda, novo assume na quarta
Da redação
IMAGEM: piauinoticias.com