• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

penitenciariadepicosUma vistoria de rotina na Penitenciária José de Deus Barros realizada na manhã dessa segunda-feira, 12, resultou na apreensão de uma quantidade significativa de drogas, aparelhos celulares e armas – tudo dentro das celas dos detentos.

 


Com a ajuda de 30 policiais do 4º BPM de Picos, os agentes penitenciários revistaram as celas dos 314 detentos lotados atualmente na penitenciária masculina de Picos, projetada para abrigar apenas 144 presos.

 


O material apreendido mostra uma realidade preocupante: 25 pedras de crack, 389 trouxas de maconha e 4 papelotes de cocaína. Mas não para por aí. Com os detentos foram encontrados ainda 7 estiletes confeccionados com ferro das grades das próprias celas, 4 facas em estilo canivete e 2 tesouras. Além de armas e drogas, 15 aparelhos celulares e 7 carregadores também estavam em poder dos detentos.

 


O chefe de disciplina na penitenciária, Ibiapino Júnior, afirmou que as vistorias são frequentes, embora sejam consideradas apenas medidas paliativas. Para ele, o número reduzido de agentes penitenciários e a falta de equipamentos como detector de metais e aparelhos Raio-x facilitam o acesso dos presos a esse material.

 


As punições para os detentos variam conforme o material apreendido. Em casos de drogas, o detento responde por crime de tráfico; em relação a aparelhos celulares e armas, a punição é feita de forma interna – celas de triagem e suspensão de visitas.

 


No início de fevereiro de 2012 os presos fizeram uma rebelião e promoveram uma greve de fome geral como forma de protesto contra medidas adotadas pela Secretaria Estadual de Justiça.



Riachão Net