A Penitenciária Gonçalo de Castro Lima - Vereda Grande, na zona rural da cidade de Floriano, está há quase um ano sem registrar fugas. “O êxito se deve às medidas de segurança que adotamos após determinação do secretário Henrique Rebelo. Além das fugas, conseguimos evitar também a entrada de drogas, armas e celulares”, explicou Alberoni Pereira Júnior, diretor da unidade penal.
De acordo com Alberoni Júnior, o presídio de Vereda Grande tem uma população carcerária de cerca de 250 presos. “Conseguimos manter o clima de segurança na penitenciária com o uso de detector eletrônico de metal instalado na entrada, revistas manuais e constantes vistorias nas celas para localização de celulares, drogas e armas artesanais. Além disso, quando identificamos algum tipo de liderança que incentive rebelião, essa liderança é transferida imediatamente”, disse o diretor.
Por determinação do secretário Henrique Rebelo, estas medidas de segurança, disciplina e ressocialização estarão sendo aplicadas nas outras unidades penais do Piauí.
Como em todos os presídios do Estado, os detentos de Floriano possuem assistência médica e odontológica, assistem aulas e trabalham na panificadora da unidade penal. Eles produzem cerca de 500 pães diários que são consumidos pelos próprios presos.
Com informações do piaui.pi