• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

Os agentes penitenciários do Piauí vão paralisar suas atividades nos dias 14 e 15 de março. A categoria ameaça iniciar uma greve por tempo indeterminado, no próximo dia 27, caso o Governo do Estado não atenda às reivindicações dos trabalhadores.

 

A decisão foi tomada em assembleia geral nessa quinta-feira, 08. Segundo o Sinpoljuspi (Sindicato dos Agentes Penitenciários e Servidores Administrativos das Secretarias da Justiça e de Segurança Pública do Piauí), os pontos acertados com o Governo do Estado após a greve do ano passado ainda não foram cumpridos.

 

"O Governo se comprometeu em convocar mais 50 agentes penitenciários em novembro de 2011 e os demais até fevereiro de 2012; o Estatuto dos Servidores Penitenciários ficou "engavetado" na Secretaria da Justiça", informa o Sindicato.

 

O Sindicato reivindica também a regulamentação da Lei Complementar nº 147/2011, que criou o Quadro de Apoio Policial na Secretaria da Segurança Pública, com criação de tabela de vencimento específica para estes servidores; reajuste no auxílio-alimentação para R$ 294,00 e melhores condições de trabalho.

 

A pauta de reivindicações conta também com outros pontos: suspensão dos descontos nos contracheques dos servidores quando estes entram de férias ou licença para tratamento de saúde; pagamento de periculosidade ou insalubridade aos servidores que trabalham nas cozinhas das unidades prisionais; pagamento salarial isonômico aos agentes penitenciários lotados na Penitenciária de Parnaíba, há mais de 20 anos na condição de serviço prestado e Reajuste na Gratificação de Auxílio Metrológico dos Servidores do IMEPI.

 

Os servidores pedem ainda que sejam exonerados os gerentes das Penitenciárias de Parnaíba, Irmão Guido e Penitenciária Feminina de Picos, devido à precariedade de funcionamento dessas unidades.



Portal O Dia