Pelo menos oito pessoas foram presas nesta quinta-feira, 8, durante a Operação Suricate, deflagrada pela Polícia Civil do Piauí em Teresina. A ação buscava localizar Anderson Cleiton Alves da Silva, 32 anos, conhecido como "Cleiton Ventão", famoso nacionalmente após um vídeo divulgado na imprensa no qual ele aparecia em uma festa supostamente distribuindo papelotes de maconha. Na ação de hoje, a mãe, a esposa e o cunhado de Cleiton foram detidos e um quarteirão de 20 casas sequestrado pela Justiça. O local foi apelidado de "quartel do tráfico".
Segundo a polícia, Cleiton Ventão é suspeito de usar o dinheiro do tráfico na compra de imóveis, que também eram usados na distribuição das drogas. O quarteirão fica no bairro Primavera, zona Norte, onde a ação ocorreu.
Samuel Silveira, titular da delegacia de entorpecentes, acredita que o volume de provas obtidas ao longo de 10 meses de investigação é o maior até agora contra Cleiton Ventão, preso em outras duas oportunidades. "Nunca se conseguiu tantas provas como agora contra Cleiton Ventão. E é um compromisso da polícia persegui-lo dioturnamente até achá-lo", declarou.
De acordo com o delegado, a organização criminosa atuava de forma diferenciada, principalmente entre 11:00h e 13:00h. O movimento terminava por volta de 18h.
Entre os presos está Elisson "Maguim". Ele seria o gerente do tráfico e número 2 da organização criminosa. Já o cunhado de Cleiton é suspeito de cuidar do "buraco", o local onde a droga era distribuída em cerca de 10 minutos pelos boqueiros. Maguim seria o responsável por tal movimentação.
Cidade verde