Na manhã desta sexta-feira, 17, um homem identificado como Antônio Lira Brito morreu após ameaçar policiais civis nas proximidades da sede da Polícia Federal, no bairro São Benedito, em Parnaíba, litoral do Piauí. Segundo informações, ele teria ameaçado os policiais em uma delegacia com um facão, exigindo a retirada de um boletim de ocorrência.
De acordo com o delegado regional de Parnaíba, Abimael Silva, o homem chegou a investir contra um dos policiais na sede do Complexo de Delegacias, mas desistiu. Minutos depois, ao ser novamente abordado, continuou apresentando sinais de alteração, investiu contra os agentes e acabou atingido por um disparo de arma de fogo.
“Esse homem, ele de bicicleta abordou um policial civil na frente do complexo de delegacias, imediatamente com uma faca na mão, exigindo que ele retirasse um boletim de ocorrência. Ele foi para cima do policial, o policial fez o gesto de sacar a arma, ele desistiu e mandou o policial atirar nele. Depois ele saiu em fuga. Montamos uma equipe para identificar e saber a motivação. Ao ser abordado aqui atrás da Polícia Federal, ele começou a jogar pedras e sacou uma arma branca. Os policiais tentaram conter ele com um tiro de borracha, não conteve, ele continuou investindo e foi necessário um disparo de arma de fogo”, explica o delegado.
Segundo a polícia, momentos antes, Antônio já havia sido visto próximo de uma loja em Parnaíba, ameaçando populares e portando o mesmo objeto perfurocortante.
"A Polícia Civil do Piauí reforça que atua dentro da legalidade e em estrito cumprimento do dever, visando garantir a segurança da população e a integridade dos servidores públicos", afirmou a Polícia Civil em nota divulgada hoje.
A Polícia Civil vai agora identificar seus familiares e o boletim de ocorrência ao qual ele se referia. A área foi isolada e o Instituto Médico Legal (IML) realizou a remoção do corpo. A perícia também esteve no local para os levantamentos iniciais.
Confira a nota da polícia:
A Polícia Civil do Estado do Piauí, por meio da Divisão de Homicídios de Parnaíba, informa que, na manhã desta sexta-feira (17/10/2025), o indivíduo Antônio Lira Brito abordou um policial civil na entrada do Complexo de Polícia Civil de Parnaíba, exigindo que fosse retirado um boletim de ocorrência registrado contra ele.
Durante a abordagem, o suspeito, que estava armado com um facão, passou a ameaçar o policial, afirmando que iria atacá-lo. Diante da situação de risco iminente, o policial fez menção de sacar sua arma de fogo, o que fez com que o agressor desistisse momentaneamente do ataque e fugisse do local.
Momentos antes, Antônio já havia sido visto nas proximidades da loja Macavi, em Parnaíba, ameaçando populares e portando o mesmo objeto perfurocortante.
Em razão da gravidade dos fatos, equipes da Divisão de Homicídios e da Divisão de Tráfico iniciaram diligências para localizar o indivíduo. Durante a tentativa de abordagem, Antônio investiu novamente contra os policiais, portando um objeto perfurocortante e uma pedra.
Os policiais verbalizaram diversas vezes para que o agressor largasse os objetos e cessasse o ataque, contudo, ele não obedeceu às ordens. Diante da injusta agressão, os policiais inicialmente reagiram utilizando munição de elastômero (popularmente conhecida como bala de borracha), com o objetivo de conter o suspeito sem o uso de força letal. Mesmo após ser atingido, Antônio manteve a investida contra a equipe, sendo então necessário o uso de munição letal para neutralizar a agressão.
O indivíduo acabou sendo alvejado e veio a óbito no local. Nenhum policial civil foi ferido durante a ocorrência.
A Polícia Civil do Piauí reforça que atua dentro da legalidade e em estrito cumprimento do dever, visando garantir a segurança da população e a integridade dos servidores públicos.
A instituição segue comprometida com a manutenção da ordem pública e solicita à população que colabore com informações, por meio de denúncias anônimas, pelo número (86) 99485-0783 ou pelo link: linktr.ee/dhtlparnaiba.
Com informações do cidade verde