• IMG_2987.png
  • prefeutura-de-barao.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

Na manhã desta quarta-feira, 03, o Ministério Público do Estado do Maranhão, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), deflagrou a 3ª fase da Operação Barão Vermelho, que tem como objetivo desarticular uma organização criminosa com atuação nos estados do Maranhão, Piauí e Paraíba.

opebararaovermelho

Um dos mandados foi cumprido em uma loja de acessórios de veículos localizada na Avenida Miguel Rosa, e outro em distribuidora da área da Saúde na Avenida Valter Alencar.

Foram quatro pessoas presas, entre eles o empresário Josimar Barbosa, que em novembro de 2024 tinha sido preso em operação do Departamento Estadual de Repressão ao Narcotráfico (Denarc) por lavagem de dinheiro para uma facção criminosa. Na ocasião, a polícia afirmou que o empresário usava os nomes dos filhos para a prática dos crimes. Ele possui uma loja de veículos localizada na Avenida Barão de Gurguéia.

Mandados

Foram cumpridos 23 mandados de busca e apreensão, 4 mandados de prisão e 3 de interdição de pessoas jurídicas, que resultaram na suspensão das atividades de empresas, sendo duas delas de grande porte localizadas na capital piauiense.

De acordo com o MP, desde a primeira fase da operação, realizada em 2023, foi identificado um grupo estruturado com ações sofisticadas, sobretudo em esquemas de lavagem de capitais. As investigações apontam movimentações financeiras entre pessoas físicas e jurídicas, além de saques bancários de grandes quantias, que despertaram a atenção das autoridades.

A investigação também revelou que a organização atua não apenas no tráfico de drogas, mas também em crimes como falsificação de documentos de veículos, receptação de cargas roubadas ou desviadas, receptação de ouro de origem ilícita e agiotagem.

Além disso, a Vara Especial Colegiada dos Crimes Organizados determinou o bloqueio e indisponibilidade de bens ligados aos investigados, incluindo imóveis, veículos, embarcações e aeronaves pertencentes a pessoas físicas e jurídicas envolvidas.

Com informações do cidade verde