• prefeutura-de-barao.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

Após denúncias anônimas, uma operação conjunta entre a Polícia Civil do Piauí e a Companhia Independente de Policiamento Ambiental da Polícia Militar (CIPA) deflagrada nessa quarta-feira, 16, resultou no resgate de 70 animais silvestres mantidos em cativeiro ilegal no povoado Gado Bravo, zona rural de Cocal da Estação, no Norte do estado. A ação, é denominada “Operação Canto Livre”.

passros

De acordo com a Polícia Militar, os agentes encontraram dezenas de aves silvestres confinadas em gaiolas pequenas, sem ventilação adequada e em condições precárias de higiene. Entre os animais estavam 68 pássaros de diferentes espécies, como tucanos, papagaios, periquitos australianos, curicas, jandaias, calopsitas, sanhaçus, rolinhas, juritis, pombas, cancão e corrupião. Um macaco-prego e um jabuti também foram localizados e resgatados.

macacoprego

Os policiais ambientais constataram que os animais estavam em ambiente insalubre, com escassez de água e alimentação inadequada, caracterizando maus-tratos. A presença do macaco-prego, mantido em uma jaula improvisada, motivou a solicitação de apoio técnico da CIPA para o manejo adequado dos animais.

A responsável pelo imóvel onde os animais foram encontrados não estava no local no momento da operação. Todos os bichos resgatados foram encaminhados à sede do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), em Parnaíba, onde passaram por avaliação veterinária. Segundo a polícia, os animais devem ser enviados posteriormente para centros de reabilitação ou áreas de soltura autorizadas.

Com informações do cidadeverde