O empresário Antônio Edeiane Soares Batista, foi preso nas primeiras horas desta quarta-feira, 24, durante a Operação 42 do Departamento Estadual de Repressão ao Narcotráfico (Denarc). Ele é líder do tráfico interestadual de drogas em Altos (PI) e um dos envolvidos no sequestro relâmpago de Nilton César Alves Nogueira, em São Miguel do Tapuio, em 2010.
QUEM É ANTÔNIO EDEIANE?
Antônio Edeiane era o líder da organização criminosa visada pela operação, que transportava drogas sintéticas de São Paulo para o Piauí utilizando um esquema relacionado ao envio de correspondências, segundo o delegado Samuel Silveira. Questionado pelo MeioNews sobre um possível envolvimento com lavagem de dinheiro, o coordenador do Denarc afirmou que existe a “convicção”.
“Ele já havia sido preso também por tráfico de drogas, a informação que existe é que na atividade de venda de veículos, um determinado veículo tinha sido vendido ainda com droga e por essa razão ele havia sido preso [...] nós estamos estruturando aqui para ter um setor específico só para lavagem de capitais que pese a materialidade do tráfico, nós queremos avançar para que os principais investigados também sejam penalizados [...] a gente precisa estancar a cadeia de alimentação do patrimônio, por essa razão a gente vai aprofundar ainda mais no que toca à lavagem de dinheiro”, explicou o delegado Samuel Silveira.
ENVOLVIDO COM SEQUESTRO DE EMPRESÁRIO
No dia 10 de abril de 2010, Antônio Edeiane Soares Batista e mais três comparsas foram presos acusados de sequestrar o empresário Nilton César Alves Nogueira, do município de São Miguel do Tapuio. A quadrilha estava encapuzada e armada, raptou a vítima e exigiu uma quantia de R$ 13 mil.
Na ocasião, foram apreendidos com os acusados dois revólveres calibre.38, uma pistola.380, três máscaras e a quantia de R$ 7.534,00, que havia sido tomada na residência da mãe do empresário.
OPERAÇÃO 42 “A operação de número 42 tinha como objetivo cumprir 21 mandados de prisão e busca. Efetivamente 21 pessoas foram presas, na cidade de Altos no caso do líder, em Teresina e nas mais diversas zonas da cidade de União”, acrescentou o delegado.
Com informações do meionews
Foto: reprodução Denarc