Por volta das 15:30h, desta sexta-feira, 10, o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) do Metrô de Teresina descarrilhou, nas proximidades da estação da Rua Goiás, no bairro Ilhotas, zona Sul de Teresina.
O veículo estava seguindo no sentido Centro - Dirceu, quando saiu dos trilhos. Ainda não se sabe o que provocou o descarrilamento.
Pelo menos 300 passageiros estavam no transporte, segundo o maquinista. Não houve feridos.
O maquinista do VLT, Raimundo Alves, descreveu o momento de descarrilhamento e disse que apenas uma análise técnica pode detectar o que ocasionou o problema.
“A gente vinha no sentido normal, horário normal, do nada, ele trepidou, e no que ele trepidou, ele caiu. Uma coisa que a gente fica até sem saber como explicar, pois estava normal, não tinha nada no trilho, e o trem vinha lento, porque na subida ele não pega velocidade. Só quem vai avaliar é o pessoal da mecânica pra dizer o que ocorreu”, disse.
Ainda segundo o maquinista, este é o primeiro descarrilhamento desde que o metrô passou a funcionar com os VLTs, em 2018.
O serviço do metrô foi suspenso temporariamente nesta sexta-feira (10). Ainda não há informações sobre o que pode ter causado o problema e uma equipe faz vistoria para identificar as causas.
O transporte do trem de carga também está suspenso até que o VLT seja retirado.
A Companhia Ferroviária e de Logística do Piauí, que administra o metrô da capital, emitiu um comunicado informando que está sendo estudada a causa do incidente e dando a assistência necessária. Informou, ainda, que não há previsão de retorno.
Comunicado
Informamos o descarrilamento do VLT, na tarde de hoje, ocorrido próximo à rua Goiás. A equipe já se deslocou até o local para estudar a causas e dar a assistência necessária. Até o momento, não temos uma previsão de retorno. Voltaremos com mais atualizações. Agradecemos a compreensão.
Com informações do cv
Foto: Robeeto Araújo/cv