A cada ano se renovam os participantes. A tradicional caminhada de homens do bairro Sambaíba, e de outros, pata o Santuário de Nossa Senhora Dguia, bairro do mesmo nome, está completando 39 anos.
Todas as madrugadas da Sexta-Feira Santa, nessa ação que foi iniciada em 1983, um grupo de moradores do Sambaiba, em Floriano, se reúne ainda pela madrugada, numa concentração, para, em seguida, a uma caminhada que supera os 10km, somente de ida.
O sapateiro José Daguia, o mecânico Delba, esses in memoriam, e muitos outros que não estão mais nesse plano foram os principiantes dessa ação que vem passando de geração a geração. Imagens da saída ainda pela madrugada.
Durante a caminhada, nada de oração, somente conversas descontraidas entre os participantes, mas ao chegar no Santuário é feito um momento de orações de forma coletiva.
O retorno para as suas casas, após a visita ao Santuário, é tambem de forma descontraida e, ao final um café da manhã é servido a todos os participantes. As imagens são do Ivan Nunes que há anos participa dessa manifestação que se tornou uma tradição.
Da redação