Uma cobra jiboia, de aproximadamente 1m40c foi vista na manhã de hoje, 26, nas imediações de residências no bairro Tiberão, em Floriano. Uma senhora que teria se assustado quando viu o animal, foi quem imediatamente, acionou os vizinhos.
“Quando a vizinha gritou, fomos ver o que era e constatamos que era uma cobra jiboia”, disse o representante comercial conhecido por Júnior do Tibério.
Ainda de acordo com ele, alguns populares queriam matar o animal, mas esses foram impedidos e o Corpo de Bombeiros foi acionado, sendo que os profissionais compareceram ao local resgataram o animal para soltar num local mais apropriado, o seu habitat natural. O Júnior, ex-líder da comunidade, fez imagens do animal e enviou ao Piauí Notícias.
Jiboia – Hábitos e Características da Cobra Jiboia
A Boa Constrictor ou cobra Jiboia, como é conhecida popularmente, é uma serpente típica da América Central e do Sul. Ao contrário do que muitos pensam, a jiboia não é venenosa, mata sua presa por constrição. No Brasil, consideram-se duas subespécies de jiboias: a Boa Constrictor Constrictor ou jiboia amarela, que é de grande porte, e a Boa Constrictor Amarali, que é de menor porte, acinzentada, mais agressiva. Podem ser encontradas na Floresta Amazônica, Caatinga, Cerrado e Mata Atlântica.
cobra amarela jiboia Jiboia amarela
As jiboias são répteis da Ordem Squamata, pertencentes à família Boidae. Só na América do Sul e Central encontram-se cerca de onze subespécies de Jiboia. São serpentes de médio a grande porte que, quando adultas, podem chegar a medir 4 metros de comprimento, o que raramente acontece, chegando a 2 metros, em média. Seu corpo é cilíndrico e, pelo fato de ser uma serpente constritora (que sufoca sua vítima para matá-la), é ligeiramente comprido nas laterais, ressaltando sua forte musculatura.
Jiboia é venenosa?
A jiboia não é um animal peçonhento e, ao contrário do que se imagina, não é agressiva também. No entanto, quando se sentem ameaçadas elas podem tomar uma posição de defesa, soltando o ar dos pulmões com força, o que produz o ruído conhecido como “bafo da jiboia”, que é inofensivo.
Embora não possuam presas inoculadoras de veneno, elas podem morder nesses momentos, mas sempre em forma de defesa, nunca de ataque.
Trata-se de um animal carnívoro e alimenta-se basicamente de aves, lagartos e pequenos mamíferos (como roedores e morcegos) que mata por constrição, envolvendo sua presa no corpo e a sufocando.
A digestão é lenta, leva cerca de seis dias para se completar. Durante esse período ela fica em estado de torpor.
Da redação