Hidrelétricas estão localizadas no Piauí e na Bahia, respectivamente
As usinas hidrelétricas de Boa Esperança, no Piauí, e da Pedra, na Bahia, tiveram vazões reduzidas na data de hoje (14). A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), responsável pela operação e manutenção das usinas, informa que o Reservatório de Boa Esperança atingiu 69,35% de seu volume útil.
Boa Esperança está recebendo média diária de 1.650 metros cúbicos por segundo (m³ /s) de água e nesta sexta-feira (14) passou a liberar menos água, reduzindo de 2.000 m³ /s para 1.800 m³ /s em média diária. A previsão meteorológica indica a ocorrência de chuvas dentro da média para o período na Bacia do Parnaíba.
Já a Usina da Pedra, em Jequié (BA), alcançou 62,19% de seu volume útil, com afluência de 203 m³/s, e passa a liberar, a partir desta sexta-feira, 300 m³ /s de média diária, reduzindo a vazão anterior que estava no patamar de 395 m³/s. A previsão meteorológica indica arrefecimento nas chuvas na Bacia do Contas.
A Chesf ressalta que a situação hidrológica está sendo permanentemente avaliada, podendo haver alterações nos valores ora praticados em função da evolução das chuvas e vazões tanto na Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba, quanto no Rio de Contas.
Acesse os boletins hidrológicos no Portal Chesf.
Ascom